Arquivo de março de 2012

Um novo estudo mostra que acompanhar o crescimento educacional da criança aumenta suas habilidades sociais e diminui a chanche de ter problemas de comportamento.

Levar e buscar na escola, preparar a lancheira e checar a lição de casa. Se essa é a sua participação na vida escolar de seu filho, é hora de mudar! Uma nova pesquisa americana mostrou que quanto maior o envolvimento dos pais nas experiências escolares das crianças, mais facilidade de fazer amigos elas terão!

Os cientistas acompanharam 1.300 crianças desde o nascimento até o sexto ano do Ensino Fundamental. Com a observação, eles perceberam que, quanto mais os pais conversavam sobre a escola, visitavam o local, se envolviam com as lições e os trabalhos e incentivavam o progresso educacional da criança em casa, melhores eram as habilidades sociais de seus filhos. Entre outras coisas, os alunos demostraram mais autocontrole e comportamento cooperativo. E mais: eram menos agressivos e indisciplinados e tinham menos chance de desenvolver depressão ou ansiedade em excesso.

Segundo a Psicopedagoga Silvia Amaral de Mello Pinto, da clínica Eplise (SP), a pesquisa reforça a importância de uma parceria entre a família e a escola. “Os pais tem que ter interesse em acompanhar o crescimento da criança e a escola deve dar abertura e facilitar que esse contato aconteça, pois é aí que aprendizado se completa”, diz.

Os pais precisam, entender, no entanto, que acompanhar a vida escolar não significa apenas cobrar. É muito mais do que isso. É estimular, ensinar, conversar, prestigiar, acompanhar e discutir. A cobrança é a última ferramenta nessa parceria. E todo mundo só tem a ganhar.

Quando a criança se sente ouvida, apoiada, prestigiada, tem mais estímulo para aprender e aproveitar todas as oportunidades que a escola promove. “É no colégio que ela faz amigos, conquista seu espaço no mundo, forma a personalidade e aprende as lições dos livros e da vida”, afirma Silva.

Fonte: Revista Crescer

Concurso Artístico – Resultado

Houve empate entre o CAIO e a ISABELLA, alunos do 1º ano, mas o Colégio FUTURA parabeniza todos os que participaram.

Concurso Artístico – Votação

Concurso Artístico – CARTAZES ENTREGUES

CONFIRAM OS CARTAZES CONFECCIONADOS PELOS ALUNOS DOS GRUPOS 4, 5 E DO 1º ANO.

21 de março – DIA MUNDIAL DA INFÂNCIA

Parabéns Crianças!!!

Hora da BRINCADEIRA

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

“Soubéssemos nós adultos preservar o brilho e o frescor da brincadeira infantil, teríamos uma humanidade plena de amor e fraternidade. Resta-nos, então, aprender com as crianças.” (Monique Deheinzelin)

A brincadeira é uma linguagem natural da criança e é importante que esteja presente na escola desde a educação infantil para que o aluno possa se colocar e se expressar através de atividades lúdicas, considerando-se como lúdicas as brincadeiras, os jogos, a música, a arte, a expressão corporal, ou seja, atividades que mantenham a espontaneidade da criança.

1, 2, 3 indiozinhos

4, 5, 6 indiozinhos

7, 8, 9 indiozinhos

10 num pequeno bote

Iam navegando pelo rio abaixo

Quando o Jacaré se aproximou

E o pequeno bote dos indiozinhos

Quase, quase, virou

Mas não virou…

Só balançou…

AGORA É HORA DE…

BRINCAR NO PARQUE…