Arquivo de agosto de 2011

CORTINA GEOMÉTRICA

Dentre muitos conceitos, estímulos e habilidades, os alunos do Grupo 5 estão “afiados” quando o assunto é FORMA GEOMÉTRICA.

Hoje, num trabalho de equipe, eles confeccionaram uma CORTINA GEOMÉTRICA.

O método Montessori usa brinquedos projetados para estimular os sentidos. O método tem esse nome porque foi criado por Maria Montessori, uma italiana que nasceu em 1870. Ela foi a primeira mulher a frequentar  a Universidade de Roma. Enfrentou preconceitos por ser uma mulher médica. Ela se especializou em crianças e desenvolveu teorias na área pedagógica (ciência de ensinar).

Fonte: Portal positivo

VOCÊ SABIA?

MIMETISMO é  a capacidade que alguns animais tem de se camuflar na natureza. Exemplos mais comuns desses animais são os gafanhotos, as mariposas, os bichos-paus, os camaleões. Essa habilidade serve como proteção contra predadores.

GAFANHOTO

MARIPOSA

BICHO-PAU

Fonte: portal positivo

HOJE É DIA DE?

30 DE AGOSTO

Em 1797 nasceu Mary  Shelley, escritora do livro Frankenstein.

Você sabia que o monstro conhecido como Frankenstein não se chama assim? Na verdade, esse é o nome de seu criador, o personagem do Romance Frankenstein, Victor Von Frankenstein. Victor era um estudante de Química, Biologia, Filosofia Natural e Anatomia e construiu um monstro horrível em seu laboratório com pedaços de cadáveres costurados e reanimados com uma descarga elétrica numa noite de tempestade. Ao descobrir que é rejeitada por todos, a criatura resolve se vingar de seu criador. Por onde passa, o monstro deixa um rastro de morte e vingança. O livro Frankenstein (ou Prometeu Moderno) foi escrito pela escritora Inglesa chamada Mary Shelley e publicado pela primeira vez em 1818. Frankenstein já foi filmado para o cinema muitas vezes. A primeira foi em 1931, e a mais recente (1994) teve Robert De Niro no papel do monstro.

Fonte: portal positivo

Projeto Supermercado.

Hoje os alunos: Ana Laura, Sophia e Leonardo estão responsáveis pelo projeto do Supermercado.

Kit 1- Esfiha + 1 copo de refrigerante

Kit 2- Bolo de cenoura + 1 copo de refrigerante

SEMANA DO FOLCLORE NA FUTURA

CURUPIRA

Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.

MAGIA DO SORRISO – Agosto

AMANHÃ, DIA 26/08, É DIA DE MAGIA DO SORRISO.

CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS! VAMOS MANTER A NOSSA SAÚDE BUCAL EM DIA.

SEMANA DO FOLCLORE NA FUTURA

BOTO

Acredita-se que a lenda do Boto tenha surgido na região Amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.

Aula de Robótica

Hoje os alunos do Grupo 5 realizaram a aula de robótica, que por sinal, segundo os alunos, o desafio estava muito difícil …

Tema: Formas geométricas.

Confira:

 

SEMANA DO FOLCLORE NA FUTURA

ALGUMAS LENDAS, MITOS E CONTOS FOLCLÓRICOS DO BRASIL:

BOITATÁ

Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e o animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do Padre Jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como “fogo que corre”.